quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Estudo aponta violência contra homossexuais

Os índices de violência contra homossexuais no Recife são altíssimos e superam os registrados em capitais mais populosas, como São Paulo e Rio de Janeiro. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM)/UERJ, em conjunto com o Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema)/UFPE e com o Instituto Papai (integrante do Fórum LGBT).

Os dados, apresentados esta manhã, em entrevista coletiva, representam o resultado de entrevistas realizadas no ano passado com cerca de 800 pessoas. De acordo com o estudo, 55% dos entrevistados na capital pernambucana relataram já terem sido vítimas de agressão verbal, 21% de violência física e quase 20% de extorsão ou chantagem.

O questionário, aplicado durante a 6ª Parada da Diversidade de Pernambuco, contou com 39 questões sobre política, direitos e violência. Foram foram ouvidas 791 pessoas de várias orientações sexuais.

Este ano a parada acontece no próximo domingo, dia 16. A concentração será às 10h, próximo ao Hospital da Aeronáutica, na Avenida Boa Viagem. O tema central será "Amor entre iguais: eu respeito".

Nenhum comentário: