O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta segunda-feira o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) que pretende reduzir a menos da metade os homicídios nas cidades mais violentas do país até 2012.
De acordo com o Ministério da Justiça, a meta do Pronasci é fazer com que o número de homicídios nas cidades atendidas caia dos atuais 29 casos por 100 mil habitantes por ano para 12 homicídios por 100 mil habitantes até 2012.
Coordenado pelo Ministério da Justiça, o Pronasci prevê investimentos de 6,7 bilhões de reais nos próximos cinco anos, combinando ações de prevenção, serviços sociais e formação de policiais nas 11 regiões metropolitanas com mais altos índices de violência e criminalidade no país.
O foco do Pronasci são os cerca de 3,5 milhões de jovens, entre 15 e 29 anos, que já se envolveram ou correm o risco de serem envolvidos em atividades criminosas.
“Precisamos atacar o problema antes de as pessoas se tornarem criminosas”, disse Lula na cerimônia de lançamento, a qual compareceram 11 governadores, na maioria de partidos que apóiam o governo.
O programa cria três novas bolsas para pessoas carentes –mulheres de comunidades pobres, jovens em situação de risco e egressos do serviço militar– e uma bolsa para complementar os salários de policiais que recebem até 1.400 reais por mês.
Além dessas medidas, o governo enviou ao Congresso projetos de lei que prevêem a organização num modelo único das polícias civis nos Estados, a regulamentação do Sistema Único de Segurança Pública e a criação do policiamento comunitário, entre outras iniciativas.
terça-feira, 21 de agosto de 2007
Lula promete reduzir homicídios à metade até 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário