terça-feira, 28 de agosto de 2007

Jovens pernambucanos serão capacitados para trabalhar no Complexo de Suape

Recife - Mais de 7 mil jovens, com idade mínima de 18 anos, estudantes de escolas públicas estaduais e municipais de cinco municípios de Pernambuco, começam a ser cadastrados hoje (27) para participar de cursos de capacitação, oferecidos pelo governo do estado em parceria prefeituras e o Serviço Social da Indústria (Sesi). A idéia do projeto de qualificação profissional é de que os jovens possam ocupar vagas no Complexo Industrial Portuário de Suape, em empreendimentos como a refinaria de petróleo Abreu e Lima, da Petrobras, o estaleiro Atlântico Sul e os pólos têxtil e petroquímico.

Segundo Tarina Lenk, gerente de projetos da Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, os adolescentes vão passar por provas de seleção antes de iniciar a profissionalização. “Após o recrutamento, os estudantes vão se submeter a provas de português e matemática para escolher 3 mil alunos mais capacitados, que irão participar dos treinamentos”.

No total, existem 5 mil vagas disponíveis, mas 2 mil pessoas já foram selecionadas para participar dos cursos profissionalizantes.

A escolha dos candidatos será feita pela Agência do Trabalho. Uma das exigências é de que os beneficiados com a iniciativa residam em uma dessas cidades - Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Escada, Moreno e Jaboatão dos Guararapes, todas na região metropolitana de Recife. As inscrições prosseguem até seis de setembro.

Nenhum comentário: