quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Grupo de 40 presos da Barreto Campelo progride para regime semi-aberto

Um grupo de 40 presos foi transferido, na manhã desta quarta-feira (01), da Penitenciária Barreto Campelo para a Agroindustrial São João, ambas em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. Com a medida, eles passam para o regime semi-aberto. A mudança foi decidida pelo juiz Abner Apolinário da Silva que, no mês de julho, organizou um mutirão para agilizar casos que estavam parados na Justiça.

A iniciativa beneficiou, ao todo, 367 apenados. Desses, 228 passaram para a liberdade condicional ou regime aberto na antiga PAI. Outros 82 presos da Barreto Campelo foram beneficiados com o regime semi-aberto. Na última terça-feira (31), 57 presas da Colônia Penal Feminina também foram beneficiadas.

“Essas ações têm importância psicológica para o preso, que vê o caso ganhar andamento e os pedidos serem atendidos. Isso dá mais esperança a eles”, disse o diretor da Barreto Campelo, o coronel Geraldo Severiano. Nesta quinta-feira (02), 19 apenados terão a pena progredida para a liberdade condicional. Na sexta (03), outro grupo de 23 presos também será transferido para a Penitenciária Agroindustrial São João.

A Penitenciária Agroindustrial, que recebeu os presos, já estava superlotada - sem os que chegaram, já eram 1.994 presos, para uma unidade com capacidade de 630 pessoas. Na Penitenciária Barreto Campelo, de onde os presos saíram, não havia superlotação. A ocupação é plena: 1.140 presos. A informação é da assessoria de comunicação da Secretaria de Ressocialização do Estado.


http://pe360graus.globo.com/noticias360/matLer.asp?newsId=98019

Nenhum comentário: