Entre os dias 21 e 23 de novembro o Centro de Convenções, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, vai sediar do Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico-Racial. A iniciativa é promovida pela secretaria de Educação (SE) e conta com a parceria do Comitê Estadual da Igualdade Étnico-Racial (CEPIR). O evento, com abertura marcada para a quarta-feira (21), às 19:30, acontece logo após o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta terça-feira (20).
Participarão do Fórum instituições públicas e privadas, organizações não-governamentais, movimentos sociais, educadores, estudantes, lideranças sindicais e políticas e representantes das comunidades quilombolas remanescentes. Eles participarão de palestras, debates, salas temáticas e atividades culturais.
Dentro da programação estão mesas redondas sobre as ‘Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana’, além de salas temáticas com discussões sobre a ‘Educação Quilombola e as Relações Étnico-Raciais’; ‘Relações Raciais, Gênero e Educação’ e ‘Políticas de Ações Afirmativas para a Juventude’.
O Fórum assume o compromisso político e institucional de elaborar e efetivar políticas públicas baseadas na implementação da Lei 10.639/03, que estabelece diretrizes e bases para a inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos escolares em todo o país. O resgate da temática será feito na rede estadual de ensino, principalmente, através dos conteúdos de história, mas será discutida de forma interdisciplinar. Nesse sentido, a Secretaria já começou a adquirir materiais didáticos que tratam com reforço a cultura afro.
A iniciativa também faz parte do conjunto de ações do Pacto Pela Vida com o objetivo de combater a discriminação dos jovens afro-descendentes com ações que valorizem a auto-estima e o protagonismo juvenil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário