segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Ação conjunta mobiliza caminhoneiros em São Paulo contra exploração sexual de crianças

São Paulo e Brasília - Os caminhoneiros e ajudantes de transporte que passaram hoje (19) pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) receberam orientações sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação, promovida pela Ceagesp, Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) e Caravana Siga Bem Caminhoneiro da Petrobras, busca envolver os trabalhadores no Programa de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“Os caminhoneiros cortam o país de norte a sul e encontram violências, problemas de trabalho infantil e de violência sexual de crianças e adolescentes pelas rodovias brasileiras. Esperamos que fiquem sensíveis ao fato de que essas crianças são vítimas e assim passem a denunciar, ligando para o Disque 100”, explica a coordenadora do programa, Socorro Tabosa.

Segundo ela, vem crescendo o número de denúncias anônimas feitas pelo Disque 100. Cerca de 10% partem de pessoas que apontam casos observados nas estradas. Na própria Ceagesp já foram identificados casos de exploração sexual infanto-juvenil. Em abril deste ano, um inquérito civil foi aberto no Ministério Público de São Paulo para investigar o caso.

Situada na zona oeste do município de São Paulo, a Ceagesp é considerada o maior estabelecimento do gênero na América Latina. Diariamente, passam por lá 6 mil caminhões e 54 mil motoristas e ajudantes do transporte de cargas, responsáveis pela movimentação do comércio de hortifrutigranjeiros.

“Houve uma denúncia que veio da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência e algumas denúncias anônimas. Com base nessas denúncias, houve a determinação de investigação pela Polícia Militar e depois a instauração do inquérito civil, onde as denúncias se confirmaram”, conta o promotor da Infância e Juventude de São Paulo responsável pelo caso, Motauri de Souza.

A partir da primeira fase do inquérito, o Ministério Público paulista fez uma série de recomendações à direção do Ceagesp. Entre elas, impedir a entrada de crianças e adolescentes no local, intensificar a fiscalização e promover campanhas de conscientização.

Os caminhoneiros que participaram da ação conjunta promovida hoje receberam atendimento médico e corte de cabelo gratuitos. A programação também incluiu apresentações culturais, como a exibição do filme Anjos do Sol, que conta a história de uma adolescente entregue pelos pais para exploração sexual. Foram realizados sorteios de brindes e um concurso para a escolha do caminhoneiro do ano, com prêmio de R$ 250 mil ao vencedor.

Nenhum comentário: