terça-feira, 3 de junho de 2008

Campanha dos 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos ganha site

O ano de 2008 é marcado pelos 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nesse sentido, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República realiza uma campanha para divulgar e popularizar o tema, ampliando assim o acesso às políticas públicas de promoção e defesa do cidadão. Entre as várias ações que estão sendo implementadas pela SEDH está a construção do site dos 60 anos que será lançado na próxima semana. Através do portal, o público poderá baixar todo o material da Campanha (vídeos, jingles, ringtones, cartazes).

O site traz um calendário de eventos com as principais atividades da SEDH no marco da campanha de popularização dos direitos humanos. Em vídeo, poderá ser baixado um filme de 30 segundos sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A música “Iguais na Diferença” elaborada pelo Ponto de Cultura Instituto Eletrocooperativa, com base no conceito: "Direitos Humanos: Iguais na Diferença" também poderá ser baixado gratuitamente no site.

Diversos recursos foram utilizados para ampliar a comunicação com a comunidade. O calendário participativo de eventos foi um caminho encontrado para intensificar a relação poder público e sociedade civil na divulgação da Campanha. “Através desse calendário qualquer cidadão, escolas, pontos de cultura, prefeituras e ongs poderão publicar suas atividades e divulgá-las ao máximo, contribuindo assim para uma contínua atualização da agenda direitos humanos”, afirma o publicitário Flávio Boechat, que contribuiu para a criação do site.

A ONU também criou um portal para os 60 anos, o DHnet ou “ Rede Direitos Humanos e Cultura”, onde a SEDH contribui através da utilização de meios eletrônicos de comunicação para a promoção da democratização da informação e a realização de uma ampla difusão dos Direitos Humanos. Em breve, O III Congresso Mundial sobre Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e a XI Conferência Nacional dos Direitos Humanos, também contarão com um portal.

“A proposta é ampliar o conhecimento da população sobre o tema, popularizando os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Levar a mensagem de que os direitos humanos são direitos de todos e devem ser conquistados diariamente, em um esforço conjunto do Governo e da sociedade civil”, ressalta a assessoria da SEDH e coordenadora da Campanha dos 60 anos.

A Campanha foi lançada oficialmente pelo Ministro Paulo Vannuchi no dia 25 de março, em cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com representantes de todos os organismos das Nações Unidas com escritório no Brasil. Durante a cerimônia foram apresentados uma série de eventos a serem promovidos pela SEDH em parceria com outros ministérios, estados, municípios e organismos das Nações Unidas. São 30 ações que serão desenvolvidas buscando a participação dos municípios, estados, ONGs, sociedade civil.

Nenhum comentário: